terça-feira, 29 de março de 2011

Sogras x Noras

“Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos.” (Salmos 119:71)
Como mulher e esposa cristã, sempre cultivei o idealismo sonhador de que meu relacionamento com minha sogra deveria ser como o de Rute e Noemi, descrito no livro de Rute. Depois de aproximadamente 10 anos de convivência, as três mulheres (Noemi e suas duas noras), se encontram viúvas e Noemi decide voltar para sua terra. Ela fala para suas noras que estas devem voltar também para a casa da mãe delas, e o interessante é que o texto fala que elas choraram em alta voz (Rute 1:9). Isto é pranto. A idéia da separação levou-as a prantear de dor. Que amor, que união devia haver nestes relacionamentos! Embora Orfa tenha voltado para junto dos seus familiares, no verso14 diz que ela se despede chorando novamente em alta voz.
“Então, de novo, choraram em voz alta; Orfa, com um beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela.” (Rute 1:14)
Já Rute decide permanecer com sua sogra e temos aí um dos trechos mais usados em cerimônias de casamento, que as noivas gostam de citar para seus noivos. Mas esta é uma declaração da nora para sua sogra:
“Disse Noemi: Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada.
Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.
Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
Vendo, pois, Noemi que de todo estava resolvida a acompanhá-la, deixou de insistir com ela.” (Rute 1:15-18)

Nenhum comentário:

Postar um comentário