quarta-feira, 30 de março de 2011

Porque as Mulheres Choram? Uma linda mensagem.

Um garotinho perguntou à sua mãe:

- Mamãe, por que você está chorando?

E ela respondeu:
- Porque sou mulher..
- Mas... eu não entendo.

A mãe se inclinou para ele, abraçou-se e disse:
- Meu amor, você jamais irá entender!

Mais tarde o menininho perguntou ao pai:
- Papai, porque mamãe às vezes chora sem motivo?
- Todas as mulheres sempre choram sem motivo...

Era tudo o que o pai era capaz de responder...

O garotinho cresceu e se tornou um homem. E, de vez em quando, fazia a si mesmo a pergunta: "por que será que as mulheres choram, sem ter motivo para isso?"

Certo dia esse homem se ajoelhou e perguntou a Deus:
- Senhor, diga-me... por que as mulheres choram com tanta facilidade?

E Deus lhe disse:
- Quando eu criei a mulher, tinha que fazer algo muito especial.
Fiz seus ombros suficientemente fortes, capazes de suportar o peso do mundo inteiro... porém suficientemente suaves para confortá-lo.
Dei a ela uma imensa força interior para que pudesse suportar as dores da maternidade e também o desprezo que muitas vezes provem de seus próprios filhos!
Dei-lhe a fortaleza que lhe permite continuar sempre a cuidar de sua família, sem se queixar, apesar das enfermidades e do cansaço, até mesmo quando outros entregam os pontos!
Dei-lhe sensibilidade para amar seus filhos, em qualquer circunstância, mesmo quando esses filhos a tenham magoado muito...
Essa sensibilidade lhe permite afugentar qualquer tristeza, choro ou sentimento da criança, e compartilhar as ansiedades, dúvidas e medos da adolescência!
Porém, para que possa suportar tudo isso, meu filho... eu lhe dei as lágrimas, e são exclusivamente, para usá-las quando precisar. Ao derramá-las, a mulher verte em cada lágrima um pouquinho de amor. Essas gotas de amor desvanecem no ar e salvam a humanidade!

O homem respondeu com um profundo suspiro...
- Agora eu compreendo o sentimento de minha mãe, de minha irmã, de minha esposa.
lugar onde Deus tem uma palavra de cura interior.

terça-feira, 29 de março de 2011

Sogras x Noras

“Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos.” (Salmos 119:71)
Como mulher e esposa cristã, sempre cultivei o idealismo sonhador de que meu relacionamento com minha sogra deveria ser como o de Rute e Noemi, descrito no livro de Rute. Depois de aproximadamente 10 anos de convivência, as três mulheres (Noemi e suas duas noras), se encontram viúvas e Noemi decide voltar para sua terra. Ela fala para suas noras que estas devem voltar também para a casa da mãe delas, e o interessante é que o texto fala que elas choraram em alta voz (Rute 1:9). Isto é pranto. A idéia da separação levou-as a prantear de dor. Que amor, que união devia haver nestes relacionamentos! Embora Orfa tenha voltado para junto dos seus familiares, no verso14 diz que ela se despede chorando novamente em alta voz.
“Então, de novo, choraram em voz alta; Orfa, com um beijo, se despediu de sua sogra, porém Rute se apegou a ela.” (Rute 1:14)
Já Rute decide permanecer com sua sogra e temos aí um dos trechos mais usados em cerimônias de casamento, que as noivas gostam de citar para seus noivos. Mas esta é uma declaração da nora para sua sogra:
“Disse Noemi: Eis que tua cunhada voltou ao seu povo e aos seus deuses; também tu, volta após a tua cunhada.
Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus.
Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o SENHOR o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.
Vendo, pois, Noemi que de todo estava resolvida a acompanhá-la, deixou de insistir com ela.” (Rute 1:15-18)